BLOG
Tudo sobre energia solar

Energia Solar Cresce 134,97% No Primeiro Trimestre de 2019 Em Relação a 2018

30 de Maio de 2019

Energia Solar Cresce 134,97% No Primeiro Trimestre de 2019 Em Relação a 2018

Nos últimos anos, a oferta de incentivos e a crescente procura dos brasileiros pelos sistemas de energia solar impulsionou o mercado nacional a níveis similares ao de países estrangeiros.

Segundo os dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), que controla o segmento de geração distribuída, somente no primeiro trimestre deste ano foram 13.941 novas instalações.

Isso representa um crescimento de 134,97% em relação ao mesmo período de 2018, quando haviam sido conectados 5.933 sistemas à rede das distribuidoras do país.

Em termos de potência, o volume de sistemas instalados até o final de março deste ano já acumulava 157,3 megawatts (MW), 132,69% a mais que os 67,6 MW de 2018.

De acordo com os representantes da ABSOLAR (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica), o aumento na procura pela tecnologia se deve principalmente a dois fatores: a queda dos seus custos nos últimos dez anos e o inverso aumento no valor da conta de luz.

Somam-se a isso os vários incentivos oferecidos para quem deseja instalar as placas solares, incluindo isenções tributárias sobre a energia produzida e consumida.

São nessas placas que começa o funcionamento dos geradores solares, melhor conhecidos como sistemas fotovoltaicos, que captam e convertem a luz do sol em energia elétrica limpa.

Das placas a energia é enviada ao inversor interativo, equipamento que converte esta aos padrões da rede elétrica dos imóveis, além de monitorar em tempo real a geração do sistema.

Toda energia gerada durante o dia e que não é consumida naquele momento é enviada a rede elétrica pública, sendo emprestada para a distribuidora local que compensa posteriormente o consumidor com créditos energéticos.

O consumidor então usa esses créditos para abater da energia que consumiu da rede nos momentos em que o sistema não está produzindo, ou seja, à noite, e dessa forma consegue reduzir em até 95% a sua conta de luz.

Esse sistema de créditos é o grande marco do segmento distribuído criado pela ANEEL em 2012, que projeta um público total de 886.700 brasileiros com energia solar até 2024.

Categorias
- Blog
- Energia
- Dinheiro